quarta-feira, 4 de abril de 2012

Para que servem os protetores bucais

 O protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de impactos.
São usados por pessoas que praticam esportes ou atividades que possam levar a quedas , contato físico brusco com pessoas ou objetos como por exemplo nos jogos de futebol , vôlei, basquete, skate, ginástica,pratica de lutas marciais, e outros  que possam produzir ferimentos bucais.
São muito utilizados pelos usuários de aparelhos ortodônticos, pois num choque desse tipo, pode haver muitos danos devido ao uso do aparelho, e esses protetores são projetados para evitar fraturas dentarias, cortes bucais e outros ferimentos.
A despeito dos riscos a que estão expostos, os atletas não são muito conscientes da importância do uso dos protetores bucais.
No futebol, por exemplo, vários jogadores que fazem uso do aparelho ortodôntico já utilizam protetor por saber que são mais visados dentro de campo, e que os choques durante a partida podem provocar cortes e problemas de maior gravidade. Em outros esportes, como o vôlei de quadra, a ocorrência de acidentes tem levado à mesma preocupação. O uso desse pequeno equipamento é a única forma de proteger a boca durante a prática de esportes, o uso de protetores bucais na prática esportiva reduz em até 80% o risco de perda dentária.
Os protetores bucais podem ser de 3 tipos:
Pré fabricados: tamanhos P, M, e G
Os termo-plásticos: conhecido como “ferve e morde”, pois precisa ser colocado em imersão na água fervente, amolecê-lo e adaptá-lo a boca, favorecendo uma melhor adaptação.
Os confeccionados pelo dentista: são os que possuem melhor adaptação, pois são confeccionados em um molde feito pelo dentista na boca do paciente que vai utilizar o aparelho, são personalizados, não vai atrapalhar na respiração, o atleta pode ingerir liquidos sem retirá-lo da boca, enfim é o melhor para o seu desempenho.
Os protetores duram em média um ano, devem ser lavados em água corrente após o uso, e armazenados em estojos apropriados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário