sábado, 14 de abril de 2012

A Articulação Temporo Mandibular - Thiago Moura

A Articulação Temporomandibular (ATM), é singular no corpo e é classificada como a mais complexa do organismo humano. É composta por uma parte móvel e uma parte fixa.
A ATM é uma articulação bilateral, tem movimentos próprios para cada lado, porém simultâneos. Esta envolvida na fala, mastigação e a deglutição. Em conjunto com outros órgãos e tecidos também esta associado à respiração, expressão facial e alterações posturais.
Na região da ATM podemos encontrar os seguintes movimentos: rotacional, deslizamento e de lateralidade.
Alguns ligamentos dão estabilidade a ATM, o ligamento temporomandibular e o capsular são considerados os principais.
O movimento da ATM é obtido através de músculos denominados músculos da mastigação, sendo esses os responsáveis primários, porém músculos associados à cabeça e pescoço fornecem suporte secundário durante a mastigação.
A Disfunção Temporomandibular esta associada a diversos fatores, entre eles estão às desarmonias oclusais, alterações psicológicas, hábitos parafuncionais, stress e alterações posturais.
Os principais sintomas gerados nessa disfunção são: os ruídos articulares, dores de cabeça, dificuldade de abrir a boca, alterações posturais e zumbidos no ouvido.
Por isso a atuação multiprofissional é de extrema importância, muitas vezes é necessária à atuação do fonoaudiólogo, para que este profissional desenvolva suas condutas ligadas a deglutição, do psicólogo, visando pacientes que chegam em fase de dor crônica e sofrimento emocional.
O odontólogo, que é fundamental para a confirmação do diagnóstico e a execução de placas de uso noturno em pacientes com hipermobilidade muscular, realizando a reprogramação da boca para o relaxamento da hiperatividade muscular. O fisioterapeuta identificará e promoverá condutas próprias para o cuidado terapêutico da rigidez capsular, dos espasmos, das contraturas e dos distúrbios cinéticos. Há sempre um conjunto desses sinais e sintomas e, cada vez com maior frequência, fisioterapeutas vem atuando no atendimento de pacientes com esses problemas, em uma ação conjunta com a realizada pelo odontólogo, embora em diferentes momentos.

Thiago Moura – Fisioterapeuta cadastrado na International Association of Healthcare Practitioner – www.iahp.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário