quinta-feira, 7 de abril de 2011

Problemas bucais em gestantes podem prejudicar o feto

Que os cuidados com a higieno bucal são importantes em todas as fases da vida. isto é fato. Mas, segundo Eduardo Rollo Duarte, dentista e periodontista especialista em Odontologia do Sono, as gestantes devem redobrar esses cuidados. "O acúmulo da placa bacteriana é responsável pelo aumento de cáries e gengivites e essas infecções podem elevar as chances de um parto prematuro". Inflamações bucais levam o corpo a produzir substâncias que podem causar contrações no útero, o que pode antecipar o nascimento do bebê.
Problemas bucais são comuns na gravidez, já que a alteração hormonal nesse período altera as fibras da gengiva, facilitando o acesso das bactérias que provocam a gengivite. Para evitar a inflamação alguns cuidados devem ser tomados.

Saúde bucal da mulher
Controle da gengiva: deve ser feito a partir da puberdade. As alterações hormonais que ocorrem na mulher podem provocar a gengivite pós-puberal ou gengivite da puberdade.
Controle da gengiva em grávidas: muito se fala sobre os cuidados que a mulher grávida deve ter com os dentes para prevenir a cárie. O que pouco se explica é que as alterações hormonais durante a gravidez podem provocar a gengivite gravídica ou da gravidez, que traz sequelas para a gengiva e para o osso periodontal, com reabsorção óssea irreversível, alterações estéticas e funcionais. "Este tipo de inflamação pode provocar o nascimento prematuro e de baixo peso do bebê", explica o dentista.
É ideal que toda mulher em idade fértil consulte seu ginecologista, mas também um dentista periodontista, pois se ela tiver gengivite, corre o risco de ter a gengivite exacerbada durante a gravidez, podendo gerar um bebê de baixo peso e prematuro.

fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário