quarta-feira, 27 de abril de 2011

Porque crianças choram quando escovam os dentes

Encontrei esse artigo no Blog do Tio Dentista, e achei muito interessante e útil as mamãezinhas que estão passando trabalho com os seus filhotes.
ESCOVA DE DENTE INADEQUADA
Procure utilizar uma escova de dentes adequada à idade da criança. Se a escova for muito grande ou muito dura vai machucar e provocar incomodo, o que vai fazer com que a criança chore durante a escovação.
CREME DENTAL PARA CRIANÇAS
Em primeiro lugar, nunca use muito creme dental. Se exagerar na quantidade vai acabar fazendo muita espuma e a criança pode ter dificuldade em respirar, ou mesmo engasgar durante a escovação. O ideal é usar a quantidade equivalente ao tamanho de um grão de ervilha.
O sabor do creme dental também pode influenciar. Além de usar um que seja adequado à idade da criança, experimente vários. Durante muitos meses eu utilizei no meu filho um de sabor banana, era o que ele aceitava melhor. Alguns cremes dentais podem provocar “picadas” na língua e incomodar a criança.
TÉCNICA DE ESCOVAÇÃO
Existem muitas técnicas de escovação para crianças, mas o principal é apoiar bem a cabeça da criança, se necessário utilize um travesseiro ou almofada. Tenha sempre o cuidado de afastar a bochecha da criança quando escova os dentes, se não corre o risco de pressionar as cerdas da escova na gengiva e provocar ferimentos.
Outros cuidados que se deve ter é não tapar o nariz da criança e não apertar o rosto, isto também pode provocar choro.
Se você é pai ou mãe de primeira viagem, não se desespere, escovar dentes de criança pequena é como trocar fraldas, logo você pega prática e faz isto de olhos fechados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário