segunda-feira, 25 de abril de 2011

Odontologia e Diabetes - Prevenção para saúde bucal e sistêmica

PREVENÇÃO :  Fundamental para a Saúde Bucal e Sistêmica
Após avaliarmos a extensão e severidade de afecções bucais que os pacientes portadores de Diabetes sofrem, fica evidente que a prevenção de tais afecções é o meio mais eficaz de evitar as diversas morbidades causadas pelo descontrole da doença e suas complicações.
A prevenção deve ser executada com disciplina e em conjunto com o paciente, através da orientação quanto as possíveis complicações bucais que podem surgir caso o Diabetes seja encarado levianamente, e que tais complicações podem agravar o quadro geral do mesmo. Dessa maneira, haverá a conscientização do paciente da integralidade de seu organismo e assim maior aderência ao tratamento odontológico e endocrinológico.
Como o biofilme dentário é o principal causador de cárie e doenças pediodontais, ele deve ser frequentemente removido das superfícies bucais, através de escovação, usode fio dentário e o uso de anti-septicos bucais na forma de bochechos, um passo fundamental no controle do biofilme.
Escovação:  
Diversos tipos de escovas podem ser utilizados. A escova convencional deve ser tamanho 35 ou 40 (adultos) e deve ter cerdas macias. O cabo deve ser de fácil manuseio e se adaptar à destreza do paciente.
Fio Dental:
São necessários para remover o biofilme que se deposita entre os dentes, pois nessas áreas a escova dentaria não tem acesso.
Enxaguatório bucal:
Diversos bochechos contendo anti-sépticos podem ser encontrados. Alguns agentes utilizados são: clorexidina, óleos essenciais, cloreto de cetilpiridino, triclosan e malva, entre outros.
Anti-sépticos  contendo clorexidina e óleos essenciais tem sido os mais estudados, contendo o maior numero de publicações relacionadas ao controle de placa e gengivite.
 Entretanto ao indicar um produto deve-se considerar o intervalo de tempo para o uso e os efeitos colaterais relacionados dos mesmos.
- Digluconato de clorexidina: apresenta alta capacidade de ficar retido na cavidade bucal e ser liberado posteriormente, exercendo efeito terapêutico prolongado.
Apresenta excelente atividade contra bactérias, e por isso, estudos científicos mostram que tem a capacidade de reduzir a quantidade de biofilme e os níveis de gengivite.
Apesar de ser um agente eficaz, apresenta diversos efeitos adversos, como provocar a sensação de queimação e alteração do paladar. Seu uso por tempo prolongado provoca a formação de manchas sobre os dentes.
- Óleos essenciais: bochechos contendo óleos essenciais contem timol, mentol , eucaliptol e salicilato de metila, responsáveis pelo efeito terapêutico. Também apresenta capacidade de ficar retido por longo tempo na cavidade bucal e ação contra bactérias localizadas na superfície dos dentes, língua, mucosas bucais e saliva. Estudos clínicos demonstram sua eficácia na redução de biofilme e gengivite. Apresenta eficácia próxima a clorexidina e seu uso por tempo prolongado não esta associado a efeitos adversos.
Também está indicado no controle da halitose e no controle da infecção cruzada em consultórios dentários.
Fica claro que o papel do cirurgião dentista é fundamental para a prevenção de problemas bucais no paciente diabético e deve conscientizá-lo que:
·         O acúmulo de biofilme dentário é o principal fator causador de cáries e doenças gengivais;
·         A remoção diária do biofilme dentário é fundamental para manter a boa saúde bucal;
·         O uso de anti-sépticos bucais como coadjuvantes do controle mecânico da placa constitui um passo fundamental no controle do biofilme.
O profissional deve promover o acompanhamento destes pacientes com menor periodicidade, se possível com visitas ao consultório mensais e atenção redobrada no exame clinico.
O rigor do cirurgião dentista no exame clínico, tratamento, prevenção e em todas as orientações é traduzido pelo paciente como atenção, competência e vigilância, deixando implícito o seu fundamental papel nesse universo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário