segunda-feira, 18 de abril de 2011

Odontologia e Diabetes - Atendimento Odontológico

Odontologia e Diabetes
A evolução da odontologia como ciência, evidencia-se nos dias de hoje por uma maior preocupação do Cirurgião Dentista em relação à saúde geral do paciente.
Isso ocorre através da integração com a medicina na avaliação e atendimento de patologias sistêmicas, que apresentam manifestações na cavidade bucal e que requerem tratamento diferenciado.
Dessa maneira pode-se garantir tanto o restabelecimento e manutenção da saúde bucal como contribuir para a saúde global do paciente.
- Atendimento odontológico ao paciente portador de Diabetes
Abaixo seguem algumas considerações quanto ao atendimento odontológico desses pacientes:
·         A anamnese ( que também compreende o exame clinico) do paciente portador de DM deve ser rigorosa e minuciosa em relação ao tipo de diabetes, controle de glicemia, hipertensão arterial, complicações da doença e medicações utilizadas pelo paciente;
·         Por apresentarem alterações vasculares que levam a isquemias e neuropatias, estas condições facilitam a instalação e evolução de infecções e conseqüentemente a descompensaçao do DM;
·         O tratamento desses pacientes é obrigatoriamente multidisciplinar, sendo fundamental o encaminhamento de pacientes recém diagnosticados e com deficiente controle da doença ao Endocrinologista;
·         Solicitação de exames laboratoriais como hemograma, coagulograma, glicemia plasmática e hemoglobina glicada, deverão anteceder o inicio do tratamento, pra fins de decisão terapêutica e evolução do paciente;
Assim como o profissional deve estar atento aos níveis de glicemia do paciente, deve também se atentar  para comorbidades e complicações secundarias ao DM que podem necessitar de modificações na conduta odontológica.
A hipertensão arterial figura entre as mais comuns complicações nos portadores de DM, sendo assim, estes pacientes corriqueiramente  estão sob tratamento com uma ou mais medicações hipotensoras. Caso o paciente falhe em aderir a esse tratamento e o mesmo for exposto a trauma cirúrgico sem aferição de pressão arterial e adequada terapêutica anestésica, quadros hipertensivos favorecem o surgimento de complicações como angina de peito, sincope,hemorragias transoperatórias e pós operatórias. Estes quadros devem ser corretamente identificados e tratados no consultório.
Outro exemplo é atenção à terapêutica medicamentosa prescrita para o portador de DM pelo cirurgião dentista, pois, normalmente, o paciente portador de DM está sob terapêutica medicamentosa múltipla.

fonte: guia pratico para o diagnóstico e atendimento de pacientes diabéticos- johnson&johnson

Nenhum comentário:

Postar um comentário