sexta-feira, 8 de julho de 2011

A saúde bucal e as Próteses dentárias

A saúde bucal é muito importante para os usuários de próteses dentarias, devido ao impacto potencial sobre sua saúde sistêmica.
À medida que surgem novas evidencias sobre a o biofilme ( placa bacteriana) e o seu acumulo nas próteses dentárias, a possibilidade de um aumento do risco de usuários de dentaduras desenvolverem doenças bucais e sistêmicas é um aspecto que precisa ser discutido.
No Congresso Odontologico Anual Mundial da FDI, realizado recentemente no Brasil, a GSK apoiou um simpósio muito oportuno, dedicado à importância da higiene bucal e das próteses dentarias em usuários de dentaduras e seu impacto potencial sobre a saúde bucal e sistêmica das pessoas.
As principais mensagens:
* dentaduras não higienizadas são uma fonte crônica de bactérias e fungos potencialmente prejudiciais, que podem ser associados com doenças bucais e sistêmicas.
* as dentaduras precisam ser higienizadas diariamente com agentes antimicrobianos e antifúngicos eficazes.
* os profissionais da área odontológica desempenham um papel importante para instruir os pacientes e ajudá-los a melhorar sua saúde bucal e geral.


A prevalência de usuários de próteses varia de 12% a 63% em nível mundial. os estudos mostram um aumento no risco de certas doenças sistêmicas em pacientes que usam dentadura, risco esse que exerce um impacto sobre o sistema de saúde publica.
Mudanças na dieta associadas à perda de dentes podem resultar em uma alimentaçao não saudavel, com poucas frutas, verduras e legumes e com um aumento da qunatidade de gorduras e açúcares.
A estabilidade da prótese dentaria é fundamental para melhorar a confiança na capacidade de mastigar e é um dos parâmetros necessários para ajudar os pacientes a melhorarem a dieta e a qualidade de vida.
O uso de adesivos para próteses pode ajudar a estabilizar a dentadura ou ajudar a melhorar a eficiência mastigatória.As evidências mostram que , uma vez que a ingesta de nutrientes dos pacientes apresenta uma redução  ocorre uma supressão da função do sistema imune de reparação do organismo; condições perfeitas para o desenvolvimento de doenças bucais e sistêmicas.
Entre 65-80% dos pacientes com próteses totais têm estomatite causada por Candida albicans e Candida glabrata, e outros microrganismos patogênicos, presentes nas dentaduras, são implicados em infecções respiratorias e gastrointestinais.A eliminação de microrganismos patogênicos das próteses é um procedimento muito importante.


Comentários de especialistas no Congresso:
" os dentistas não devem se preocupar apenas como as dentaduras estão adaptadas e funcionando; as próteses dentarias devem ser parte integrante da saúde do paciente. Se as próteses estão cumprindo sua função, nós realmente estamos restabelecendo a saúde bucal dos pacientes."( professor Claudio Fernandes).


O Simpósio foi muito interessante e reuniu especialistas e pesquisadores de todo o mundo, para ajudar os participantes a compreenderem melhor a importância de uma boa saúde bucal nos pacientes que utilizam prótese total e a necessidade de os profissionais de saúde enfocarem esse aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário