terça-feira, 19 de julho de 2011

A importância do atendimento ao paciente idoso


Odontologia Preventiva

Odontologia geriátrica


Odontologia geriátrica garante a saúde bucal na terceira idade

fonte:
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias.php?noticiaid=6608&assunto=Odontologia+Preventiva

Ao contrário do que se pensava, hoje é possível chegar à terceira idade e ostentar um belo sorriso. E para preservar os dentes saudáveis por mais tempo, os idosos contam agora com um grande aliado: o odontogeriatra. O profissional especializado nessa área acompanha o processo de envelhecimento e avalia de que forma essas mudanças afetam a saúde bucal. Porém, não é apenas o conhecimento técnico que tem levado pacientes aos consultórios desses especialistas. A compreensão dos problemas da idade é o grande diferencial da odontologia geriátrica.

"Nós somos preparados para entender o universo psíquico dos idosos", explica o odontogeriatra Urubatan Medeiros, coordenador do curso de doutorado da Faculdade de Odontologia da UFRJ. Segundo ele, esse aspecto humano tem levado muitos pacientes a buscar a nova especialidade. A odontogeriatra Denise Tibério Luz, reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia, explica que o profissional deve conhecer as doenças comuns do envelhecimento, assim como os medicamentos utilizados, e sabe como interferem na saúde bucal. Mas a capacidade do odontogeriatra deve ir além. "É necessário ter feeling para se especializar nessa área. Precisamos saber ouvir, conversar e ter sensibilidade para entender o idoso", aponta Denise, que é periodontista e coordena o setor de odontogeriatria do Centro de Estudos do Envelhecimento da Unifesp.
 
De acordo com Medeiros, o processo do envelhecimento causa modificações, sobretudo na musculatura facial, que torna-se mais flácida com o passar dos anos, afetando a mastigação e a articulação. Na faixa etária dos 60 anos, também são comuns as cáries e lesões na mucosa. Denise ressalta que o excesso de medicamentos utilizado pelos idosos gera o ressecamento da boca, que além de provocar os problemas descritos anteriormente, também pode acarretar doenças na gengiva. "A falta de saúde bucal pode ser fator de risco para doenças sistêmicas, como diabetes, arterioesclerose, entre outras. Por isso, é preciso uma atenção especial, principalmente na terceira idade", salienta.

Medeiros lembra que, para chegar à terceira idade com dentes saudáveis, são necessárias algumas medidas preventivas. Uma alimentação saudável, com equilíbrio nutricional, a prática de exercícios físicos e uma higiene oral adequada, com a utilização de uma boa pasta e uma boa escova, com a complementação do fio dental, são formas de prevenir problemas no futuro. Se for preciso, um anti-séptico bucal pode ser usado para complementar a limpeza. A visita ao dentista também é fundamental, e deve ser freqüente.

Embora seja recente, a especialização em odontogeriatria está crescendo bastante no país. "Na minha opinião, dedicar uma especialidade para a terceira idade nas áreas de medicina e odontologia é o grande avanço. Ao cuidar dos dentes, os idosos querem resgatar a auto-estima e a posição na sociedade", afirma Medeiros.

Para isso, estão sendo aperfeiçoadas algumas técnicas que aliam estética ao bem estar desse público. Segundo Denise, é possível, por exemplo, preservar a base da dentadura e modificar apenas os dentes gastos com o tempo. A novidade facilitará os idosos que utilizam a prótese há bastante tempo, já se adaptaram à ela e não pretendem trocá-la. Só não podem descuidar da higiene. "Perder os dentes não faz parte do envelhecimento. É possível chegar aos 90 anos com a dentição saudável", diz ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário