sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ranger dentes a noite pode trazer riscos a saúde


É um mal da vida moderna. A irritação e o estresse do dia-a-dia prejudicam o sono e podem causar complicações ainda mais graves.
A solução é mudar alguns hábitos, como relaxar, esticar as costas. Isso ajuda a “soltar” a mandíbula, onde normalmente concentramos muita tensão. Um nervosismo que pode se manifestar à noite, atrapalhando nosso sono e nos deixando ainda mais irritados.
A bibliotecária Sueli da Silva Cripa descobriu que tinha bruxismo depois que quebrou um dente de tanto pressionar a arcada dentária durante a noite. “Acordo de manhã com dor na mandíbula, os dentes muito apertados. Sinto que apertei muito”, descreve.
O bruxismo é mais um mal comum na vida moderna. A correria do dia-a-dia, a ansiedade e, principalmente, o estresse agravam esta disfunção que muitas pessoas têm, mas nem sabem. Hugo Lewgoy, doutor pela Universidade de São Paulo (USP), explica que os danos para quem não cuida do bruxismo são crescentes.
“Bruxismo vai como dominó, no começo a pessoa não liga muito. Pensa que desgastou um pouquinho o dente, mas aquilo vai caminhando. Aí a pessoa sente o dente mole. No grau mais severo, pode causar problema na articulação. Estalo quando abre a boca”, explica o doutor em dentística Hugo Roberto Lewgoy.
A disfunção ocorre à noite. No Instituto do Sono, alguns pacientes que chegam com outras reclamações descobrem que têm bruxismo através do monitoramento.
“O próprio dia-a-dia do indivíduo vai fazer com que ele manifeste mais ou menos. Se está mais estressado, mais irritado, pode fazer mais ou não”, explica a especialista em medicina do sono Luciane de Mello Fujita.
Além do emocional, pode ter um fator hereditário e alterações na mordida também contam.
“Quando você tem um desequilíbrio, dente fora de posição, uma restauração mais alta, uma coroa, uma prótese desbalanceada – isso pode acabar gerando bruxismo”, alerta o dentista Hugo Lewgoy.
Os dentistas indicam para a maioria dos pacientes uma placa de acrílico. Ela ameniza os sintomas e controla o desgaste dos dentes durante o sono. Mudar alguns hábitos também pode ajudar, como escovar os dentes com escovas ultra-macias para não agredir ainda mais o esmalte do dente; não tomar bebidas que tenham cafeína e não fazer exercícios quatro horas antes de se deitar; e fazer um relaxamento antes de dormir.
“Vou tentando ir me desligando devagar, para tentar ter sono melhor mais tranqüilo”, explica a especialista em medicina do sono Luciane de Mello Fujita.
Além de prejudicar o sono, o bruxismo também pode causar enxaqueca e até problemas no pescoço e nas costas, por causa da tensão dos músculos da face. Nesta época de fim de ano, com as compras, os gastos, o trânsito, muita gente vai apresentar esse problema.
Fonte: imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário