segunda-feira, 2 de maio de 2011

Odontologia para o paciente oncológico


Pacientes submetidos à quimioterapia (QT), radioterapia (RT) em cabeça e pescoço e transplante de medula óssea (TMO), podem apresentar sérias complicações em cavidade oral. Cabe ao cirurgião-dentista realizar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento com o intuito de minimizá-las melhorando a qualidade de vida do paciente e até mesmo reduzindo o custo do tratamento médico.
A consulta odontológica inicial tem como objetivo identificar a presença de focos de infecção na boca, como cáries, infecções endodônticas (do “canal” dentário), infecções periodontais e outras doenças orais. Nesta consulta inicial o cirurgião-dentista - baseado na história clínica e oncológica detalhada, nos exames laboratoriais e de imagens, além de exame clínico odontológico - poderá definir o tratamento odontológico adequado para cada paciente. O planejamento das etapas do tratamento dentário deve ser sempre realizado em conjunto com a equipe médica oncológica. O momento ideal para o paciente procurar o cirurgião-dentista é antes do início do tratamento oncológico.
A cavidade oral e sua condição podem interferir de forma significativa no tratamento oncológico, uma vez que infecções orais podem evoluir para infecções sistêmicas, de difícil tratamento.
As complicações orais mais comuns decorrentes do tratamento oncológico são a mucosite oral, xerostomia (“boca seca”), infecções oportunistas (causadas por microorganismos que pertencem à microflora normal do indivíduo e que se manifestam quando há uma queda na resistência ou baixa imunológica), alteração do paladar, neurotoxicidade, aumento da incidência de cárie, hipersensibilidade dentária, trismo (“dificuldade de abertura da boca”), osteorradionecrose e alterações das funções normais como deglutição, fala e capacidade de alimentação.
É importante que todo paciente seja avaliado e acompanhado pelo cirurgião-dentista durante o tratamento oncológico. A atuação desse profissional engloba desde orientação e controle de higiene oral especiais para este período, diagnóstico precoce de doenças oportunistas e procedimentos odontológicos. Com a integração do cirurgião-dentista à equipe multidisciplinar de oncologia é possível minimizar os riscos de infecção, reduzir custos do tratamento por meio da redução do tempo de internação e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário