terça-feira, 3 de maio de 2011

Idas ao dentista geram um coração saudável nas mulheres

Mulheres que vão ao dentista possuem coração mais saudável.
Isso segundo um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Berkeley, que publicaram suas descobertas online em 29 de setembro no periódico Health Economics. O estudo sugere que mulheres que tratam dos dentes reduzem o risco de ataque cardíaco, derrame e outros problemas cardiovasculares pelo menos em um terço.

A análise não encontrou um benefício similar em homens. Os dados vêm de aproximadamente 7.000 pessoas, com idades entre 44 e 88 anos inscritas no Estudo de Saúde e Aposentadoria (Health and Retirement Study).

"Muitos estudos encontraram associações entre tratamento odontológico e doença cardiovascular, mas nosso estudo é o primeiro a mostrar que o tratamento odontológico geral leva a menos ataques cardíacos, derrames e outros resultados cardiovasculares adversos de maneira causal," diz o chefe do estudo Timothy Brown, Ph.D., professor assistente adjunto de política de saúde e tratamento na Faculdade de Saúde Púbica da UC em Berkeley.

Esse estudo longitudinal seguiu os mesmos indivíduos ao longo do tempo e cada levantamento bienal incluiu questões sobre se os sujeitos haviam visitado o dentista e se eles haviam sofrido ataque cardíaco, derrame, angina ou insuficiência cardíaca congestiva nos últimos dois anos. Mortes por ataque cardíaco ou derrames também foram incluídos na análise e o estudo levou em conta outros fatores de risco, como uso de álcool ou tabaco, pressão arterial alta e índice de massa corpórea.

O fato de homens e mulheres não se beneficiarem igualmente com os cuidados odontológicos não surpreendeu completamente os pesquisadores.

"Pensamos que os achados refletem diferenças na forma como homens e mulheres desenvolvem doença cardiovascular", diz o coautor do estudo, Stephen Brown, M.D. 
fonte:http://www.colgate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário