quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mastigue com cuidado!!


De maneira geral a mesma orientação dada pelos endocrinologista ou nutricionista é a recomendada para levar uma vida saudável e manter também a saúde bucal.
Pegue-se o exemplo da Piramide alimentar, por exemplo, os doces estão no topo, devem ser consumidos com muita moderação e  as frutas, legumes e verduras na base, o que significa consumo livre.
Outra regra que nós dentistas concordamos é com a alimentação com horários regrados, e claro ainda acrescentamos: fazer uma boa higiene bucal apos as refeiçoes.
Perguntas que são muito frequentes no consultório:
*  açúcar realmente causa
 cárie? não, o açúcar em si não causa cárie. mas o seu consumo exagerado e a falta de higiene bucal adequada, aumenta muito as chances de a cárie aparecer
* pode ser comer doces? sim, em principio nenhuma alimento é proibido, porém não deve´se cometer excesso com os doces.o que deve ser estabelecido é o habito da higiene bucal sempre após  a alimentação.
* chiclete limpa mesmo os dentes? mascar chicle, aumenta o fluxo salivar e faz os músculos da face se exercitarem, o que é sempre bom. Mas não esqueça, opte sempre por chicletes sem açúcar, e se não tiver tempo de escovar os dentes, ele pode ser uma paliativo. Não abuse do uso diário, pois em excesso pode causar danos a ATM.
* comer maçã substitui a escovação? NUNCA . Não existe nenhuma comida que substitua a escovação, ao contrario, qualquer alimento que se depositar nos dentes pode se tornar substrato para as bactérias , e aumentar o risco de cárie.
* tomar cafe faz mal?só tem o problema de manchar os dentes, manchas que podem ser removidas nas visitas periódicas ao dentista. o que deve evitar é o excesso de açúcar no cafe, pois esse sim causa danos aos dentes se não houver a escovação.
* alimentos ácidos podem causar danos aos dentes? alguns estudos confirmam que SIM.os ácidos podem causar a erosão dentária.
 e apos a ingestão de alimentos ácidos, o ideal  é esperar uns minutos antes da escovação pois a acidez mais o atrito da escovação podem aumentar essa erosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário