quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mastigue com cuidado!!


De maneira geral a mesma orientação dada pelos endocrinologista ou nutricionista é a recomendada para levar uma vida saudável e manter também a saúde bucal.
Pegue-se o exemplo da Piramide alimentar, por exemplo, os doces estão no topo, devem ser consumidos com muita moderação e  as frutas, legumes e verduras na base, o que significa consumo livre.
Outra regra que nós dentistas concordamos é com a alimentação com horários regrados, e claro ainda acrescentamos: fazer uma boa higiene bucal apos as refeiçoes.
Perguntas que são muito frequentes no consultório:
*  açúcar realmente causa
 cárie? não, o açúcar em si não causa cárie. mas o seu consumo exagerado e a falta de higiene bucal adequada, aumenta muito as chances de a cárie aparecer
* pode ser comer doces? sim, em principio nenhuma alimento é proibido, porém não deve´se cometer excesso com os doces.o que deve ser estabelecido é o habito da higiene bucal sempre após  a alimentação.
* chiclete limpa mesmo os dentes? mascar chicle, aumenta o fluxo salivar e faz os músculos da face se exercitarem, o que é sempre bom. Mas não esqueça, opte sempre por chicletes sem açúcar, e se não tiver tempo de escovar os dentes, ele pode ser uma paliativo. Não abuse do uso diário, pois em excesso pode causar danos a ATM.
* comer maçã substitui a escovação? NUNCA . Não existe nenhuma comida que substitua a escovação, ao contrario, qualquer alimento que se depositar nos dentes pode se tornar substrato para as bactérias , e aumentar o risco de cárie.
* tomar cafe faz mal?só tem o problema de manchar os dentes, manchas que podem ser removidas nas visitas periódicas ao dentista. o que deve evitar é o excesso de açúcar no cafe, pois esse sim causa danos aos dentes se não houver a escovação.
* alimentos ácidos podem causar danos aos dentes? alguns estudos confirmam que SIM.os ácidos podem causar a erosão dentária.
 e apos a ingestão de alimentos ácidos, o ideal  é esperar uns minutos antes da escovação pois a acidez mais o atrito da escovação podem aumentar essa erosão.

sorria!!!

"Sorria! Sorrir abre caminhos, desarma os mal-humorados, contamina. Mas sorria com a alma, não apenas com os lábios." (Lea Waider)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ai , como DÓI!


DOR 
“Uma experiência única e individual, que envolve os sentidos e as emoções., além de poder ser modificada pelo conhecimento prévio de um problema, existe ou presumido.É ainda um sinal de alerta de que alguma coisa não vai bem.”
Essa sensação faz muito gente bater a porta dos dentistas, afinal ela esta entre as 10 piores dores que um ser humano pode sentir. Essa dor que abala não somente seu portador, como as pessoas que convivem com ele.
AGUDA: a dor aguda é aquela decorrente de evento recente, aparece de uma hora para outra tem um tempo relativamente pequeno e cede na proporção direta da cura da lesão inicial. Leva o paciente a procura ajuda rapidamente.
 CRONICA: normalmente dura mais de 3 meses, geralmente é uma dor que envolve alguma lesão neurológica ou processo degenerativos, nessa dores se encaixam os sintomas de disfunções de ATM ( articulação temporo mandibular).

As causas das dores que levam o paciente a procurar o dentista são as mais variadas:
CÁRIE:  a dor fica mais intensa na medida que se aproxima da inervação, comer doce, beber algo quente ou frio acaba tornando-se um suplício.
PROBLEMAS GENGIVAIS: quando a gengiva retrai, a raiz fica exposta, e a dor que se irradia na região acontece porque não existe proteção de esmalte na porção radicular dos dentes. Assim qualquer estímulo é enviado direto para o nervo. A Inflamação gengival também pode causar dor nevrálgica generalizada em toda a arcada dentária.
INFLAMAÇAO DO NERVO – POLPA:  conhecida popularmente como Dor de canal. Quando o nervo incha, a pressão dentro do dente fica insuportável, já que as paredes são rígidas e não tem  para onde expandir.
INFLAMAÇÃO NO LIGAMENTO PERIODONTAL : o ligamento periodontal, é uma união de fibras que mantém o dente preso ao osso, e funciona como um amortecedor para a mordida. A dor manifesta-se como uma fisgada na ponta do dente, se não houver intervenção do dentista , pode tornar-se insuportável.
BRUXISMO: além de cansaço e dores musculares por hiperatividade muscular, quem range dentes, também faz desgastes dentários levando a exposição  dentinaria que deixa os dentes muito sensíveis.Normalmente vem acompanhado também de dores de cabeça e região cervical.

EVITE:
·         Cutucar a gengiva dolorida, que geralmente sangra , indicando inflamação, a higiene deve ser feita com cuidado e rigor.
·         Colocar comprimidos a base de acido acetil salicílico na cavidade de dentes extraídos ou abertos. Essa medicações podem causar hemorragias
·         Comer doces se esta sentindo a dorsinha da cárie, pois a dor aumentará consideralvelmte.

 Fonte: Boca, tudo o que você precisa saber para ter uma sorriso saudável - Fabio Bibancos